Acidentes envolvendo bicicletas são quase que frequentes em Curitiba. Nesta quinta-feira (09) uma ocorrência chamou atenção pela gravidade. Duas crianças ficaram em estado grave após um acidente na Rua Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado. As crianças estavam juntas em uma bicicleta. Quando tentaram desviar de um carro, bateram contra o meio-fio e foram arremessadas. Tiveram lesões na cabeça.

Reginaldo Koga, especialista em trânsito, lembra sobre a importância do uso de dispositivos de segurança, como o capacete, mesmo que seja só uma voltinha no quintal de casa.

A relação entre ciclistas e motoristas é polêmica. Sempre se discute sobre mobilidade e a necessidade de respeito. O especialista afirma que o código de trânsito determina uma hierarquia: os maiores precisam cuidar dos menores.

Mas, os ciclistas também precisam seguir algumas regras.

Novamente entra em cena o debate sobre o uso das canaletas por ciclistas. Reginaldo Koga fala sobre a falsa sensação de segurança nestes locais.

De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), as canaletas são para circulação exclusiva de ônibus de Curitiba. Há proibição da circulação de pedestres e ciclistas nestes espaços. Somente veículos que fazem atendimentos de emergência em saúde e de segurança pública podem usar as canaletas. Atualmente a cidade conta com uma malha cicloviária de 259,3 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.