A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou a morte de mais uma criança por complicações da Covid-19. Os dados são do boletim divulgado nesta segunda-feira (10). No entanto, o sexo, a data da morte e a cidade de residência não foram divulgados pela pasta.

A CBN Curitiba fez um levantamento sobre casos e mortes de crianças pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020, até esta segunda-feira (10) e considerou apenas crianças entre zero e 11 anos. Os dados foram extraídos do portal da transparência da Covid-19, divulgados diariamente.

Ao todo, 78.181 crianças, nessa faixa etária, já foram diagnosticadas com a doença. Sendo que 46 morreram por complicações da Covid-19.

Segundo os dados, crianças com um ano de idade foram as mais acometidas pela doença, com 10.889 diagnósticos confirmados. Nessa faixa etária também foi registrado o maior número de mortes, com 14.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação de crianças, entre 05 e 11 anos, deve ser iniciada nos próximos dias, com a chegada das primeiras remessas de imunizantes exclusivos para esse público. Em dezembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a imunização.

Conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, nessa faixa etária foram 46.873 diagnósticos da Covid-19 confirmados no estado, com 19 mortes.

Em entrevista recente à CBN Curitiba, o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), Victor Horácio de Souza Costa Júnior, defendeu a vacinação das crianças e frisou que a imunização desse público é importante para frear o aumento no número de casos do novo coronavírus.

Victor Horácio de Souza Costa Júnior ressaltou ainda que a vacina traz muito mais benefícios do que reações adversas que representam um número muito pequeno de pacientes.

No Paraná, 1.075.294 crianças com idade entre 5 e 11 anos devem ser vacinadas contra a Covid-19. No entanto, pouco mais de 10% receberão a vacinação no primeiro lote dos imunizantes que devem ser entregues ao estado pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que 185 mil doses cheguem ao Paraná nos próximos dias.