No fim do dia desta terça-feira (27) um homem foi encaminhado ao Nucria após um bebê de 1 ano e 7 meses chegar morto a uma Unidade de Saúde, em Santa Felicidade. O caso aconteceu depois que ele, que era pai da criança, esqueceu o pequeno dentro do carro durante quatro horas, como explica o Tenente Falcão, da Polícia Militar.

A mãe da criança foi internada em estado de choque. O pai prestou esclarecimentos a Polícia Civil durante a madrugada desta quarta-feira (28) e deve responder pelo crime de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores de Minas Gerais e dos Estados Unidos, de 2006 a 2018, foram identificados 59 casos de crianças abandonadas em veículos e 25 mortes por insolação no Brasil. No Paraná, foram quatro registros durante o período.

A publicação ainda aponta que os pais são quem geralmente esquecem as crianças dentro dos carros, representando 47% dos casos analisados, em seguida estão os cuidadores infantis (42%) e os familiares, como tios e avós (10%). Em 80% das situações os pequenos foram efetivamente esquecidos, 17% foram deixados intencionalmente, 2% tiveram acesso ao veículo aberto e acabaram presas dentro e outros 2% não tiveram as causas apontadas.]

NOTA

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) instaurou um inquérito policial para investigar o caso. A princípio, o pai esqueceu a criança dentro do carro por cinco horas e, quando chegou no local, a mesma já estava em óbito. Ele pode responder pelos crimes de abandono de incapaz, resultando em morte, ou por homicídio culposo. O pai responde em liberdade. A PCPR também aguarda laudos complementares que auxiliarão na causa da morte e esclarecimento do fato.

Matéria atualizada às 13:59