Paraná acumula uma variação de 11,9% no Índice de volume de serviços, com variação de 11,1% em setembro de 2023 em comparação com o ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE.

Na média nacional a principal alta foi no setor de serviços prestados às famílias, com avanço de 3%. O Paraná vai de contra ao nível nacional. Em nível Brasil, setembro registrou o segundo recuo consecutivo do setor, que acumula perda de 1,6%, já no Paraná o índice seguiu estável, com aumento de 0,1%.

SAIBA MAIS:


  Décimo terceiro salário deve injetar R$17 bilhões na economia paranaense

Intenção de Consumo das Famílias cresce no Paraná, segundo Fecomércio


Para o economista Hugo Mezza, o crescimento de setembro pode estar relacionado a preparação do setor para o fim de ano.

Já o Índice de Receita Nominal de Serviços cresceu 1,9% frente ao mês de agosto no estado. O destaque para queda foi para o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares, que caíram 1,1%.

Diferentemente de outros cálculos econômicos, como o PIB e também previsões para crescimento da indústria, o índice de serviços costuma várias bastante entre diferentes meses. Segundo o economista, é um fator sazonal.

O cálculo dos dados somam diversas áreas do setor, considerando empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Umas das áreas que puxou alta no Paraná foi o setor de Atividades Turísticas, com crescimento de 1,6%.