A pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Diante de nova onda da doença a caminho, Saúde do Paraná reforça importância de esquema vacinal completo.

No Paraná, de acordo com o último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde divulgado na última semana, mais de 4 milhões de paranaenses aptos a tomar a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ainda não buscaram as salas de vacina. Cerca de 700 mil paranaenses não iniciaram o esquema primário, ou seja, não tomaram nenhuma dose.

Em entrevista à CBN Curitiba na última sexta-feira (23), o secretário de estado da saúde, Beto Preto, afirmou que o dado preocupa, apesar do avanço na vacinação no último mês.

O secretário disse ainda que monitoram de perto o aumento de casos de Covid-19 pelo mundo, principalmente neste momento em que as viagens são mais frequentes.

Aqui no Paraná, segundo o secretário, há possibilidade de aumento de casos da doença, justamente por conta das aglomerações nas festas. Além da vacina, os cuidados de prevenção contra a Covid-19 precisam ser mantidos.

Em novembro deste ano, o Paraná liberou a segunda dose de reforço (R2), ou quarta dose, para pessoas acima de 18 anos. Anteriormente, a dose adicional era indicada somente na faixa acima de 40 anos.

Em Curitiba, a vacinação com a quarta dose está sendo feita nos nascidos no 1º semestre de 1997. O chamamento de novos grupos para a 4ª dose serão retomados no início de janeiro, segundo a secretaria municipal de saúde.

Para receber a dose de reforço é preciso ter recebido a 3ª dose há 120 dias ou mais. A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com o imunizante da Janssen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

A vacinação contra covid-19 acontece habitualmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 108 unidades de saúde de Curitiba. Clique aqui e confira os endereços.