As cidades do Paraná devem receber nos próximos dias novas doses da vacina Spikevax monovalente da Moderna, que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5 da Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta quinta-feira (09) um novo lote de vacinas, com 136,8 mil doses.

O médico infectologista, Bernardo Almeida, lembra que a nova vacina teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março e vai substituir gradualmente todas as vacinas contra Covid-19 que estavam sendo utilizadas até o momento.

Seguindo a determinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as doses poderão ser aplicadas em bebês a partir dos seis meses de vida e crianças com menos de cinco anos, idosos, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores da área da saúde que também estão inclusos na campanha nacional de vacinação deste ano.

SAIBA MAIS:



A média infectologista Camila Ahrens, do Hospital São Marcelino Champagnat, reforça que a Covid-19 não acabou. As pessoas precisam continuar a receber a imunização.

O mais recente boletim epidemiológico da Sesa mostra que o Paraná registrou entre os meses de março e abril 704 novos casos da doença e três pessoas morreram neste período. Desde março de 2020 o Estado soma 3.005.086 casos confirmados e 46.690 mortes.