Neste domingo (5) acontece o tradicional churrasco do Pequeno Cotolengo. A instituição está há mais de 50 anos em Curitiba e é referência no acolhimento e atendimento de pessoas com múltiplas deficiências. O custo mensal para manter a instituição, que conta com mais de 600 funcionários, equipamentos específicos de saúde e educação é de R$2 milhões. De acordo com Carlos Thomazelli, a instituição se dedica a cuidar de pessoas vulneráveis.

Cerca de 75% do valor para manter esse atendimento vem de doações. Para ajudar a reforçar o orçamento, todos os meses a instituição realiza um churrasco, que é vendido por R$115,00 a unidade, que é mantido e realizado por voluntários. Por conta da pandemia, a instituição sofreu com a redução dos adeptos ao evento, mas neste ano espera que, pelo menos, duas mil pessoas contribuam comprando a refeição.

Carlos conta que a instituição utiliza os valores para manter os trabalhos específicos que são feitos para os assistidos.

A doação de recursos ao Pequeno Cotolengo pode acontecer de 17 maneiras, entre elas a compra do churrasco, a destinação direta via pix ou Imposto de Renda e também pelo voluntariado, todas as formas são descritas no site da instituição.