A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis de Curitiba (Cosedi), órgão vinculado à prefeitura municipal, informou que há indícios de risco de novos desabamentos do revestimento da fachada de um prédio localizado na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba.
Nesta sexta-feira (30), o trânsito de pedestres segue interditado em parte do calçadão após o bloqueio realizado nesta quinta-feira (29). O coordenador técnico da Cosedi, Marcelo Solera, informou que o condomínio deverá apresentar um relatório de estabilidade da estrutura.
Após o incidente, o síndico responsável pelo edifício foi notificado e terá que apresentar um laudo técnico sobre a estabilidade das pastilhas da fachada. Para Marcelo Solera, qualquer pessoa pode denunciar possíveis problemas em edificações.
A administração do edifício, que é comercial, terá que instalar telas e bandejas de proteção, para que a passagem de pedestres seja liberada. A área segue sinalizada com fitas e barreiras para evitar que as pessoas corram risco de serem atingidas pelos revestimentos.
O Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR) conta com fiscais que verificam, junto aos síndicos, os serviços técnicos executados no último ano e a existência da responsabilidade dessas ações. A iniciativa funciona como um instrumento de segurança.
Durante a manhã, o isolamento chegou a ser rompido e pessoas que andavam pelo calçadão passaram pela área bloqueada. No entanto, comerciantes que estavam na rua fecharam o local. A Guarda Municipal, a Defesa Civil e a Superintendência de Trânsito (Setran) acompanham a situação.