Os vereadores de Curitiba participam, nesta segunda-feira (25), de uma sessão extraordinária na Câmara Municipal. Haverá uma sessão para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, durante a manhã. No período da tarde, os parlamentares analisam três projetos que tramitam em regime de urgência nesta sessão extraordinária, solicitada pelo líder interino do governo, Bruno Pessuti (Podemos).

Segundo a Câmara, os três projetos de lei tratam da divulgação do relatório atuarial do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), do aumento do valor do vale-refeição pago aos funcionários do Executivo e de correções pontuais nos planos de carreira do funcionalismo, aprovados em agosto pela CMC.

Se não fosse convocada a sessão extraordinária, a votação final dos projetos só ocorreria em outubro, uma vez que as manhãs de segunda e de terça estão reservadas às audiências públicas de prestação de contas.

O projeto sobre auxílio-refeição foi pautado para, conforme a liderança da prefeitura na Câmara, para honrar o acordo firmado pelo Executivo com os servidores durante a negociação dos planos de carreira do funcionalismo. Já proposta sobre correções pontuais sobre os planos de carreira está condicionada à implantação desses planos, por rever itens das carreiras da área de Finanças e revogar parte das condições para concessão da bonificação prometida nos planos de carreira de Curitiba.

O projeto relacionado ao IPMC tem a justificativa de adequar Curitiba à uma lei federal, evitando que a cidade perca certidões previdenciárias necessárias para repasses de recursos da União para o Município.

* Com informações da CMC