O Corpo de Bombeiros do Paraná começou há pouco as buscas pelos desaparecidos após explosão em uma fábrica de explosivos nesta terça-feira (12) em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. A ação acontece após a liberação do local pelo esquadrão antibombas.
Conforme a capitã e porta-voz do Corpo de Bombeiros, Luisiana Cavalca, os números atualizados são de nove desaparecidos, sendo três mulheres e seis homens. Com a segurança das equipes garantida, os grupos de buscas irão começar a procurar pelas vítimas desaparecidas. Se necessário, serão utilizados cães farejadores no suporte.
SAIBA MAIS:
O acionamento dos bombeiros aconteceu por volta das 6h. No local da explosão, que tinha 25 metros quadrados, sobrou apenas uma cratera.
Cenário desolador
O prefeito de Quatro Barras, Loreno Tolardo (PSD), disse que não pode estar no local da explosão por questão de segurança, mas que o cenário é desolador e que a situação é uma tragédia.
Segundo Daniel Oliveira, diretor industrial da Enaex Brasil, empresa onde aconteceu a explosão, sete pessoas foram socorridas sem ferimentos graves e passam bem. Ele também diz que a prioridade da empresa será dar o apoio necessário para as famílias dos desaparecidos e autoridades.
Oliveira também disse estar “consternado” e que é o “pior que poderia acontecer” para ele.
Impactos na comunidade local
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil já está fazendo atendimento na região a famílias afetadas pela onda de choque causada pela explosão. Há relatos de imóveis danificados, com varredura realizada agora pela Defesa Civil para levantar as consequências e dar apoio aos afetados.
O que diz a empresa
Em nota, a Enaex Brasil disse que a “empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias.” Além disso, também declarou que vai assegurar o apoio às vítimas e suas famílias e que “permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido”.








