A Defesa Civil segue acompanhando os desdobramentos das chuvas que atingiram as regiões oeste e sudoeste do estado. De acordo com o Boletim de Ocorrências divulgado pela instituição, ao menos cinco pessoas morreram. Entre elas, duas crianças que estavam dentro de um carro arrastado pela enxurrada em Pato Branco. O corpo do bebê de oito meses foi encontrado na tarde de domingo por equipes do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal, a situação no momento é de atendimento as famílias e auxílio no retorno dos moradores para residências em locais seguros.

Donativos têm sido entregues a população pelos agentes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e uma campanha de arrecadação segue até terça-feira (18).

Ao todo, 35 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas e mais de 16 mil pessoas foram afetadas. A orientação da Defesa Civil nos casos de temporais e previsão de mau tempo é de que a população procure abrigo seguro e que também se cadastre no serviço de alerta via SMS, que é gratuito e pode ser feito com o envio de uma mensagem com o CEP da residência para o número 40199.