À três rodadas do final da Série A do Campeonato Brasileiro, o Coritiba viu decretada a queda para a Série B. O quinto rebaixamento do alviverde na era dos pontos corridos da competição, iniciada em 2003, aconteceu neste sábado (25) com uma derrota para o Fluminense, por 2 a 1, no Maracanã. O alviverde paranaense sofreu gols de Germán Cano e John Kennedy, descontou com Jesé Rodríguez, permaneceu em 19º lugar, com 29 pontos, e agora não pode mais alcançar o 16º colocado, o Bahia, que é o primeiro time acima da zona de rebaixamento, com 41.
Na história do Brasileirão, o Coritiba caiu sete vezes, sendo duas antes do formato de pontos corridos: 1989*, 1993, 2005, 2009, 2017, 2020 e 2023.
Mesmo desfalcado de cinco titulares experientes (o goleiro Gabriel Vasconcellos, o zagueiro Henrique e o atacante Slimani, machucados; o meia Marcelino Moreno e o atacante Robson, suspensos), o alviverde começou bem a partida. Dois disparos de Sebastiàn Gómez assustaram o tricolor carioca: o goleiro Fábio defendeu o primeiro e a bola passou perto da meta no segundo.
O Fluminense fez 1 a 0 aos 47 minutos, quando Germán Cano aproveitou um passe errado de Andrey, mandou uma bomba de fora da área e acertou o canto direito do goleiro Luan Polli. Na etapa final, o campeão da Copa Libertadores da América se impôs, parando duas na trave (um chute de John Kennedy e um cabeceio de Arias), e ampliou através de John Kennedy, aos 20 minutos, também com uma bomba de fora da área.
No final, o Coritiba voltou ao ataque. Bruno Gomes chutou da entrada da área e a bola bateu no travessão. Aos 41, o espanhol Jesé Rodríguez arriscou de fora da área e marcou seu primeiro gol com a camisa coxa-branca (seis partidas, nenhuma como titular).
* Na última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Coritiba tinha o Vasco como um dos concorrentes na disputa de vagas para a etapa seguinte e exigiu que o time carioca jogasse na mesma data e no mesmo horário (como é de praxe nas últimas rodadas de fase). Mas a CBF permitiu que o Vasco cumprisse mais tarde uma partida adiada (Vasco 0 x 1 Sport). Como protesto, o Coritiba não viajou para enfrentar o Santos em Juiz de Fora-MG, perdeu por WO, foi punido com a perda de cinco pontos e rebaixado para a Série B.