Na noite desta quinta-feira (22), jogando no acanhado estádio Zinho de Oliveira, no Pará, o Coriba perdeu, de virada, para o Águia de Marabá-PA pelo placar de 3 a 2 e se despediu precocemente da Copa do Brasil 2024. Braga, Iury Tanque e Júnior Dindê marcaram os gols que cravaram a vaga do time paraense para a próxima fase do torneio. Matheus Frizzo e Bruno Melo descontaram para o Coritiba. O time paranaense, por sua vez, repete insucessos de edições passadas, onde caiu para times de menor expressão logo na primeira fase, como a URT-MG em 2019 e o Manaus-AM em 2020.

Sob um gramado escorregadio, Águia de Marabá e Coritiba fizeram um jogo muito disputado no 1º tempo. Mesmo com a vantagem do empate, foi o Coxa que saiu na frente. Aos 8 minutos, Robson deu lindo corte em Alan Maia e cruzou na medida para Matheus Frizzo, que, de cabeça, abriu o marcador. Ainda que inferior tecnicamente, o time paraense não se intimidou. Após reequilibrar as ações e empurrado pela torcida, empatou o jogo aos 28 minutos, graças a um gol de Braga, em cabeceio certeiro no canto de Morisco. Ainda que não fosse um resultado que lhe servia, o Águia voltou a se tranquilizar na partida e dar campo ao Coritiba. Porém, chutes perigosos de Natanael, Matheus Frizzo e Robson foram defendidos pelo goleiro Axel. Quando o arqueiro não interferiu, faltou sorte ao Coxa, especialmente no chute do travessão de Sebástian Gómez, nos acréscimos.

No 2º tempo, o Coritiba, que tanto esteve presente no campo ofensivo nos primeiros 45 minutos, sumiu em campo. Logo aos 4 minutos, o árbitro assinalou um pênalti de Robson no zagueiro Betão. Na cobrança, Iury Tanque bateu no canto esquerdo de Pedro Morisco e virou o jogo para o time da casa. Atordoado, o Coxa se desconcentrou na partida e até tentou a ensaiar uma pressão em busca do empate, que não foi bem sucedida. E, aos 22, tudo pareceu se definir com a expulsão do zagueiro Marcelo Benevenuto. Com um a menos, o Coritiba sofreu mais um gol. Em bela cobrança de falta, Júnior Dindê marcou o terceiro do time da casa e explodiu de vez o acanhado estádio Zinho de Oliveira. Depois, o desânimo tomou conta do Coxa que só conseguiu dar emoção aos 50 minutos, graças a um gol do zagueiro Bruno Melo. Mas já era tarde e a queda já estava definida.

Eliminado, o Coxa volta as suas atenções para o Campeonato Paranaense. O time volta a campo no domingo (25) onde enfrenta o FC Cascavel, às 16h, no estádio Olímpico Regional. O Coritiba já está classificado para o mata-mata do torneio estadual.

COPA DO BRASIL – 1ª fase
Jogos dos paranaenses
Quinta-feira, 22 de fevereiro
Águia 3 x 2 CORITIBA (em Marabá-PA)
CIANORTE 0 x 3 Corinthians (em Maringá)
Quarta, 28 de fevereiro
19h15… MARINGÁ x América-MG (em Maringá)
19h30… Petrolina x CASCAVEL (em Petrolina-PE)
21h30… Operário-MS x OPERÁRIO (em Campo Grande-MS)

Nesta fase, o time de menor posição no ranking nacional de clubes (à esquerda na tabela) joga em casa, mas o visitante tem a vantagem do empate. O Athletico estreia apenas na terceira fase.