Na batalha pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Coritiba derrotou um concorrente direto, o Ceará, por 1 a 0, nesta quarta-feira (28) no Couto Pereira, e inverteu posição com o adversário: o time paranaense é agora o 15º colocado e o cearense o 16º, ambos com 31 pontos à dez rodadas do término da competição (o desempate acontece número de vitórias: 9 a 6). O gol foi do atacante Fabrício Daniel, artilheiro pela terceira vez consecutiva no estádio coxa-branca (antes, as vitórias sobre Avaí e Atlético Goianiense, também ameaçados de rebaixamento).

No início do jogo, as melhores finalizações foram de fora da área, uma de cada lado: um disparo de Bruno Gomes (um dos destaques da partida) pelo mandante e um de Vina pelo visitante passaram por cima da meta. Aos 21 minutos, aconteceu uma cena inusitada: um cachorro invadiu o gramado, paralisando a partida por um minuto até ser levado por Alef Manga para fora do campo. Este cão preto não é o vira-lata batizado de Auviverde, que foi adotado pelo clube na semana passada.

Aos 29, o lance decisivo da noite: Natanael cruzou da ponta direita, Alef Manga cabeceou perto da segunda trave e Fabrício Daniel completou com o pé esquerdo na pequena área (aliás, Alef e Fabrício cresceram de produção desde a chegada do técnico Guto Ferreira, há seis rodadas). Pouco antes do intervalo, aos 49, o Ceará voltou a atacar e novamente passou por cima do travessão, desta vez após um chute de Mendoza.

O segundo tempo começou sem grandes investidas. Entre os 17 e os 19 minutos os dois goleiros trabalharam: João Ricardo, do Ceará, defendeu após uma falta cobrada por Rafael Santos; Gabriel Vasconcellos segurou a bola depois de um disparo rasteiro de Vina.

Em seguida, o protagonista foi o VAR, cuja interferência fez o árbitro Raphael Claus anular um gol favorável ao Coritiba e um gol do Ceará. Na análise do primeiro lance, apontado aos 19 minutos, Raphael considerou que não houve falta de Richard Coelho em Warley. Na do segundo, foi constatado impedimento de Marcos Victor, que anotou de cabeça o que seria o empate do Ceará. Esta consulta ao vídeo paralisou a partida durante cinco minutos.

Após esta vitória, o Coritiba tem uma semana de preparação para a próxima partida, contra o Palmeiras, na quinta-feira da próxima semana (6), às 19h, no Allianz Parque, em São Paulo. O desafio continua sendo o de obter uma vitória fora de casa, o que não aconteceu nas treze viagens anteriores dentro da Série A (dois empates e onze derrotas).

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
28ª rodada
Quarta-feira, 28/9 – 19h – Estádio Couto Pereira
CORITIBA 1 x 0 CEARÁ
Gol: Fabrício Daniel aos 29 minutos do 1º tempo
Árbitro: Raphael Claus (SP), auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Fabrício Daniel (Coritiba), Vina, Richardson, Victor Luís e Marcos Victor (Ceará)
Renda: R$ 167.045,00
Público: 13.376 pagantes (total: 14.735)
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Natanael, Guillermo, Luciano Castán e Rafael Santos; Bruno Gomes, Jesus Trindade e Robinho (Gabriel Boschilia); Warley (José Hugo), Fabrício Daniel (Bernardo) e Alef Manga (Fabrício Daniel); técnico: Guto Ferreira.
Ceará: João Ricardo; Michel Macedo, Messias (Marcos Victor), Lucas Ribeiro e Victor Luís; Richardson (Guilherme Castilho), Richard Coelho, Vina e Lima (Erick); Mendoza (Iury Castilho) e Jô (Vásquez); técnico: Lucho González.