Duas situações administrativas marcaram o início desta semana no Coritiba. A eleição para a presidência do clube, que aconteceria em dezembro, foi adiada pelo Conselho Deliberativo e ainda não tem nova data. E foi contratada uma empresa de consultoria de futebol, que tem como sócio Fernando Carvalho, presidente campeão mundial com o Internacional em 2006.

A data do pleito passa pela alteração do estatuto do Coritiba. Esta mudança é necessária devido a implantação da sociedade anônima do futebol (SAF), que não é parte da instituição: há o Coritiba Foot Ball Club e a Coritiba SAF.

Ainda não foi concluída a operação que transfere 90% das ações da SAF para Treecorp, empresa sediada em São Paulo e que tem o empresário e apresentador Roberto Justus como sócio, embora na prática a parceria já ocorra desde o semestre passado. O processo deve ser finalizado em dezembro. No conselho da SAF, formado por dez cadeiras, nove representantes são da Treecorp (porque detém 90%) e um é o presidente do Coritiba Foot Ball Club, Glenn Stenger.

Já a empresa de Fernando Carvalho, a Liga Participações, que é de Porto Alegre, tem até dezembro para fazer um diagnóstico do futebol coxa-branca. A Liga também vai atuar nas áreas de captação e formação de jogadores.