Comemorar a vida, semear o amor e espalhar a esperança. Esses são alguns dos objetivos dos voluntários que levam músicas natalinas para os corredores e quartos de hospitais de Curitiba (PR). Quem ouve a cantoria e as melodias consegue se distanciar, ao menos por alguns momentos, da ansiedade e solidão que predominam durante o período de internamento.

Nesse período, quem passa pelos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat é presenteado com ações voluntárias que materializam o significado dessa época do ano. Músicos, cães, palhaços, contadores de história e o próprio Papai Noel são vistos circulando pelos corredores, levando brilho aos olhares e multiplicando sorrisos.

Em cada leito, uma história diferente. Na maioria das vezes, além do tratamento, o paciente precisa de acalento para a alma. Com isso em mente, há 16 anos, um grupo de voluntários ajuda no cuidado das pessoas que ficam internadas no Hospital Universitário Cajuru, com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). São cerca de 350 agentes que exercem a solidariedade dentro de suas rotinas hospitalares, para doar seu tempo pelo próximo.

Telma Rodrigues, regente do coral que integra colaboradores e voluntários dos dois hospitais de Curitiba, fala da importância de projetos que unem arte e bem-estar.

Ela explica que a musicoterapia auxilia o paciente a melhorar a sua capacidade cognitiva, estimulando a produção de neurotransmissores ligados ao prazer, como a dopamina.

Para quem quer começar o ano de 2023 doando parte do seu tempo e se tornando um voluntário dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, basta agendar uma entrevista pelo telefone (41) 3271-2990. A equipe fará uma avaliação do candidato e ver qual atividade se encaixa com o perfil e a disponibilidade de horários.