O consumidor já pode consultar a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estimar o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura. A partir do medidor inteligente da Copel, a funcionalidade faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente no Paraná.

Até o momento, foram instalados 370 mil medidores inteligentes em 73 cidades das regiões Centro-Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná. Até outubro deste ano, serão 462 mil medidores instalados, com um investimento de R$ 252 milhões e atingindo 1,5 milhão de paranaenses.

Para acessar a nova função o consumidor pode entrar no aplicativo “Rede Elétrica Inteligente” na aba “Serviços”. Lá é possível encontrar dados da fatura em andamento, com o registro detalhado de quilowatt-hora (kWh) consumido por dia e também o acumulado mês a mês.

Em outra tela é possível consultar gráficos de consumo do mês, comparados com o mesmo mês do ano anterior. Com base nos dados de consumo já medido é realizada uma estimativa de quanto vai dar o consumo naquele mês corrente.

A funcionalidade está disponível e aparece no menu do aplicativo apenas para as unidades consumidoras que estão com a leitura remota ativa. Dos 370 mil medidores inteligentes instalados, 200 mil já têm comunicação estável com atualização diária de consumo. A ativação das leituras remotas está acontecendo de forma gradual, dentro do cronograma previsto em projeto.

A Rede Elétrica Inteligente é uma tecnologia que automatiza o sistema e vai reduzir o tempo de desligamento provocado por imprevistos e outros fatores externos. Isso porque, quando houver quedas de energia, o medidor avisa imediatamente a Copel.

Por Débora Reusing com supervisão de Grasiani Jacomini