Em 16 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul do Paraná e nos Campos Gerais, o programa Rede Elétrica Inteligente da Copel já está em andamento com a instalação de mediadores inteligentes. Segundo a Copel, o projeto busca levar soluções de automação do sistema para clientes passando pela troca do relógio de luz nas unidades consumidoras.

Os eletricistas contratados da Copel estão visitando domicílios em Agudos do Sul, Antônio Olinto, Carambeí, Inácio Martins, Irati, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul, São Mateus do Sul e Teixeira Soares. O trabalho segue também em Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande, onde a substituição dos medidores está em fase de conclusão.

A previsão é de que durante o mês de março outros sete municípios recebam a visita dos profissionais contratados pela Copel, na região. A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é feito exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado.

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos de automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao consumidor acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares. Quando os medidores passam a se comunicar com uma central da empresa, há a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros, como a ligação e religação de energia, e também o retorno da luz em desligamentos ocorridos por fatores externos, como os temporais, por exemplo.

Os novos dispositivos ainda tornam automática a leitura do consumo, otimizando a administração dos serviços de eletricidade.

O Programa Rede Elétrica Inteligente está sendo executado por fases, em uma primeira etapa que cobrirá toda a região Sul do Estado, com um investimento de aproximadamente R$ 820 milhões. A fase inicial cobriu a faixa Sudoeste e parte do Centro-Sul paranaenses, com 73 municípios. A atual frente de trabalho atenderá 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, mais uma porção do Centro-Sul e a Ilha do Mel. Em breve, serão iniciados os trabalhos da terceira fase, na região Oeste.

Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Como o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.

*Com informações da AEN.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata