A Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA), na Região Metropolitana de Curitiba deve ser vendida. O anúncio foi feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). A oportunidade da venda já tinha sido publicada no começo de novembro deste ano. Mas a intenção foi oficializada em documento na última semana.
A empresa tem participação direta e indireta de 81,2% no capital social da usina. Conforme publicado, a venda deve ser conjunta com a Petróleos Brasileiros S.A. (“Petrobras”) que detém 18,8% da participação restante das ações da Usina.
De acordo com texto do documento, o desinvestimento desse ativo está em sintonia com o processo de descarbonização da matriz de geração do grupo Copel e aderente ao Planejamento Estratégico Empresarial da Copel – Visão 2030, e visa fortalecer os pilares para a perenidade e o crescimento sustentável dos negócios.
A UTE Araucária é uma usina de geração a gás natural com capacidade instalada de 484,15 MW que opera em ciclo combinado (duas turbinas a gás e uma turbina a vapor) e atua na modalidade conhecida como “merchant”. A usina foi constituída em abril de 1998 com início das suas atividades operacionais em setembro de 2002. A usina possui autorização para operar até 22 de dezembro de 2029, com possibilidade de renovação.
Por: redação com assessoria