A Copa do Mundo Feminina de Futebol começa nessa quinta-feira (20). Com a expectativa da Seleção Brasileira em campo, o Governo do Estado anunciou mudanças no expediente às instituições que integram a administração pública do Paraná.
A medida segue a adoção do ponto facultativo pelo Governo Federal, que tem como objetivo equiparar a possibilidade da folga como é visto durante a Copa do Mundo Masculina de Futebol.
Pelo decreto, o expediente dos órgãos estaduais iniciará três horas depois do início de cada jogo.
A estreia das jogadoras brasileiras na Copa será na próxima segunda-feira (24), às 8h do horário de Brasília, contra a seleção do Panamá. Com isso, o expediente neste dia será das 11h às 18h.
O segundo jogo do Brasil na fase de grupos da competição acontecerá no sábado (29), às 7h, contra a França, sem alterações no expediente. A última disputa desta etapa está marcada para quarta-feira (2 de agosto) às 7h, diante da seleção jamaicana, quando o expediente será das 10h às 18h.
Além disso, cidades da Região Metropolitana já confirmaram horários especiais nas jornadas de trabalho durante os dias de jogo do Brasil.
Na Região Metropolitana de Curitiba, Pinhais decretou que quando a partida tiver início às 7h o expediente começará às 10h; e quando a partida tiver início às 8h o expediente começará às 11h, para as repartições públicas municipais.

O decreto também define que os serviços essenciais deverão funcionar, mediante a organização de escalas pelos setores competentes.

Já em Rio Brando do Sul, o primeiro jogo da seleção acontece na próxima segunda-feira (24), às 8h, contra o Panamá, quando o expediente na sede da prefeitura e demais repartições será das 13h às 18h.

A Prefeitura de Curitiba ainda não confirmou se haverá mudança de horário na capital, mas a Assembleia Legislativa informou que vai começar os expedientes mais tarde. Nos dias dos jogos da seleção que começam às 7h, o expediente na Assembleia abre às 10h. Para os dias em que partidas começam às 8h, o horário de início deve ser às 11h.
A proposta foi levada pela líder da bancada feminina, deputada Mabel Canto (PSDB). Ela destaca a necessidade de incentivo e igualdade nas medidas.

Mas, para a iniciativa privada, a decisão é particular de cada empresa, como explica a advogada especialista em Direito do Trabalho, Daniele Oliveira Slivinski. De acordo com ela, a folga costuma acontecer de forma compensatória.

Uma decisão para equiparar a outras medidas em outros eventos.

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Gilberto Deggerone, fala que a decisão é uma adaptação ao que é natural.

A Copa do Mundo será realizada na Austrália e Nova Zelândia e ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A estreia da seleção brasileira feminina ocorre no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe está no Grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.