Com a vitória sobre o Santos, por 3 a 0, neste domingo (3), na Ligga Arena, o Athletico se classificou para disputar a Copa do Brasil de 2024 a partir da terceira fase*. É um bônus que o rubro-negro garante por ser, abaixo dos times classificados para a Copa Libertadores da América, o melhor colocado na Série A do Campeonato Brasileiro (vai terminar a competição em 7º ou 8º lugar). E com esta situação foi aberta vaga para um time paranaense na Copa do Brasil: o Cianorte.

Desta forma, a competição mata-mata terá seis representantes do estado no próximo ano: Athletico (campeão estadual), Cascavel (vice-campeão), Operário (3º colocado no Campeonato Paranaense de 2023), Maringá (4º), Coritiba (5º) e Cianorte (6º). A disputa começa em maio para o rubro-negro e no fim de fevereiro, a partir do dia 20, para os demais.

* Na Copa do Brasil a partir da terceira fase: Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio, Botafogo, Bragantino (os seis primeiros colocados da Série A), Fluminense (campeão da Libertadores), São Paulo (campeão da Copa do Brasil de 2023); Athletico (melhor colocado da Série A entre os não classificados para a Libertadores), Vitória (campeão da Série B), Ceará (campeão da Copa do Nordeste) e Goiás (campeão da Copa Verde).