Diante da descoberta de mais uma variante do coronavírus, a Ômicron, que deixou as autoridades sanitárias do mundo inteiro em alerta, foi realizada nesta terça-feira, mais uma reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná. O coordenador da Frente Parlamentar da Covid-19, deputado Michele Caputo, contou com a participação da médica Mariângela Galvão, Diretora-Geral para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), e falou sobre o aumento de casos na Europa durante o verão.

A diretora da OMS comentou que apesar do surgimento da Ômicron, os casos predominantes no continente europeu são por contaminação da variante Delta, que segundo a médica, é duas vezes mais transmissível que o vírus original. Segundo Mariângela, o relaxamento das medidas sociais e de saúde pública, aliado aos baixos índices de cobertura vacinal em alguns países, possibilitou a alta no número de contaminados e de mortes na Europa.

Sobre a Ômicron, Mariângela disse que ainda não há um estudo sobre a taxa de transmissão dessa nova cepa.

E finalizou ao fazer um alerta que a pandemia, ao contrário do que muitos pensam, ainda não acabou.

No Paraná, a aproximação das férias escolares e também das festas de fim de ano faz com que o número de pessoas que se deslocam para as cidades litorâneas paranaenses aumente, essa situação desperta a atenção e preocupa, pois pode haver um possível aumento de casos de contaminação pela Covid-19 no estado.