Uma cooperativa de crédito do Paraná formalizou uma parceria com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras. O objetivo é incentivar doações de colaboradores e cooperados para levar ainda mais cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias.

Quem fez a articulação para a parceria foi o Dr. Alvaro Jabur, médico infectologista e um dos fundadores e Presidente do Conselho de Administração da Sisprime do Brasil. Ele considera que a parceria também vai dar visibilidade ao Médicos sem Fronteiras, uma vez que a cooperativa conta com 46 agências nos estados do Paraná e São Paulo e mais de 47 mil cooperados.

A organização Médicos Sem Fronteiras nasceu em 1971, na França, por iniciativa de jovens médicos e jornalistas que atuaram como voluntários em uma guerra civil em Biafra, na Nigéria, no fim dos anos 60. Enquanto socorreram as vítimas, os profissionais perceberam as limitações da ajuda humanitária internacional, que sofria com dificuldades de acesso e entraves burocráticos e políticos. O movimento surge como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de pacientes, dando visibilidade a essas realidades. Em 1999, a organização recebeu o prêmio Nobel da Paz.

A organização está envolvida em projetos relacionados a situações de crise que requerem uma resposta humanitária emergencial ou em projetos identificados com uma demanda de saúde específica, além de receber pedidos de órgãos internacionais, governos e entidades não governamentais.

A Médicos sem Fronteiras atua em mais 70 países, entre eles o Brasil, onde está presente há 30 anos. A organização oferece apoio as autoridades estaduais e federais para oferecer respostas mais rápidas a situações emergenciais.

Doações podem ser feitas pelo site sisprimedobrasil.com.br