No dia 29 de março, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a capital paranaense completam 331 anos. Até se instalar no Palácio Rio Branco, em 1963, o Poder Legislativo já funcionou em diversos espaços. Por exemplo, sua primeira sede própria, no século 18, foi a “Casa de Câmara e Cadeia”, destruída num incêndio. Esta e outras histórias vêm sendo resgatadas, desde dezembro, graças a um convênio firmado entre a instituição e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O objetivo da pesquisa, num primeiro momento, é estabelecer a linha do tempo das sedes da Câmara Municipal. O resultado do levantamento será apresentado em março, junto às comemorações dos 331 anos da CMC e de Curitiba. O restante do trabalho de resgate histórico será apresentado em dezembro deste ano.

O trabalho de pesquisa segue mesmo durante o mês de janeiro. Internamente, a pesquisa é orientada pelo chefe da Seção de Arquivo e Documentação Histórica da Câmara de Curitiba, o servidor Jean Rodolfo Fermino. O departamento fica no anexo 4, localizado na rua Barão do Rio Branco, nº 583, e atende, de segunda a sexta-feira, a toda a população.

*Com informações da Câmara Municipal de Curitiba.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho