Em Curitiba, os contribuintes contam com algumas vantagens na hora de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024. Esses benefícios vão desde descontos e podem chegar à isenção do tributo.

O diretor de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Sérgio Luiz Primo, falou sobre os critérios para que os contribuintes consigam a isenção do IPTU na capital paranaense. Atualmente, há cerca de 135 mil imóveis que não precisam pagar essa taxa.

Para conseguir esse benefício os contribuintes precisam atualizar os dados cadastrais no site da prefeitura de Curitiba.

Para quem não tem acesso à internet, Sérgio Luiz Primo explicou que as pessoas contam com atendimento presencial nas ruas da cidadania e também na própria secretaria.

Além da possibilidade de isenção, alguns idosos têm direito a descontos no pagamento do IPTU. Esse benefício é válido para aposentados, pensionistas e aposentados por invalidez do sistema previdenciário oficial ou beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), que tenham mais que 65 anos, renda bruta familiar de até três salários mínimos, com base no índice nacional. Também é necessário que o aposentado seja proprietário de um único imóvel de uso exclusivamente residencial.

Pagamento

Lembrando que os contribuintes da capital já começaram a receber os boletos do IPTU 2024, pelos Correios, desde terça-feira (20). Também é possível emitir as guias pelo site da prefeitura ou pelo Curitiba App.

Quem quiser pagar à vista tem desconto de 10% ou então pode parcelar em até 10 vezes. O vencimento das parcelas será sempre no dia 20 e o primeiro pagamento deve ser efetuado em março. Também é possível deixar a cobrança em débito automático a partir da primeira parcela.

O prazo para impugnação do IPTU 2024 é até 20 de março e canais de atendimento da prefeitura estão disponíveis para tirar dúvidas. O imposto é a segunda fonte de arrecadação do município, atrás do Imposto sobre Serviços (ISS).