O projeto que prevê a construção de um novo eixo de transporte elétrico entre a CIC e Pinhais, na Região Metropolitana, obteve mais um avanço nesta terça-feira (28). A prefeitura de Curitiba formalizou o empréstimo internacional com a New Development Bank (NDB). O contrato prevê investimentos de US$ 93,75 milhões. Cerca de US$ 75 milhões serão financiados pelo banco estrangeiro e US$ 18,75 milhões serão de contrapartida municipal.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel explica quais serão os próximos passos a partir de agora.

Entre as obras previstas estão a reforma e ampliação pontos de parada existentes, além da reestruturação viária de aproximadamente 22,5 km de canaletas exclusivas e de 7,5 km de vias complementares ao sistema de transporte. Nesse itinerário serão implantados 44,8 Km de ciclofaixas e 66 paraciclos.

Com a implantação da estrutura de ultrapassagem entre as linhas, a operação do eixo será dividida em linhas “paradoras”, que farão paradas em 34 estações e cinco terminais ao longo do eixo. O projeto prevê ainda obras complementares ao sistema de transporte, como a restruturação viária de 7 km no binário das Olga Balster e Nivaldo Braga e do entorno do Terminal Capão da Imbuia.

Eduardo Pimentel também cita quais serão os principais ganhos para os usuários e para a cidade.

A previsão é de que as obras iniciem no primeiro semestre de 2022. Estão previstas ainda a implantação de três estações de transporte, a reforma do Terminal de Integração Centenário e Vila Oficinas e a reconstrução dos terminais Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

O cronograma de obras prevê que o projeto seja concluído em aproximadamente 5 anos.