A Urbanização de Curitiba (Urbs) abriu o processo de consulta e audiências públicas sobre a nova concessão do transporte coletivo da capital. A ideia é ouvir a população antes da publicação do edital e da realização do leilão, previstos para novembro e janeiro de 2026, respectivamente.
As informações sobre licitação e regulamentos para participação podem ser conferidos no site da Urbs.
Como participar
A consulta será feita de forma online entre 19 de setembro e 17 de outubro, no site da Urbs Qualquer cidadão poderá enviar sugestões. As contribuições serão analisadas e as respostas divulgadas até 30 dias após o encerramento.
Além disso, duas audiências públicas estão marcadas para os dias 1º e 15 de outubro, das 19h às 22h, no Centro de Eventos Imap, no Parque Barigui. O espaço tem capacidade limitada, mas os encontros também serão transmitidos pelo YouTube da prefeitura.
O que será debatido
O novo contrato de concessão foi elaborado em parceria com o BNDES e prevê R$ 3,9 bilhões em investimentos ao longo de 15 anos. Entre as mudanças estão a ampliação da integração temporal, expansão da frota elétrica, renovação dos veículos a diesel, novas linhas de ônibus e a criação de um fundo garantidor para dar mais segurança ao sistema.
Durante o período de transição, de até dois anos, a tarifa de R$ 6 ficará congelada.
Investimentos previstos
O edital prevê a compra de 245 ônibus elétricos nos primeiros cinco anos e 149 veículos a diesel modelo Euro 6 logo na largada do contrato. Ao longo da concessão, serão adquiridos mais 1.084 ônibus.
Também estão planejados dois eletropostos públicos, com 42 carregadores, além da instalação de 107 carregadores nas garagens.
O sistema será dividido em cinco lotes: dois para os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste, um para as linhas diretas e dois para os serviços convencionais.
O transporte hoje
Atualmente, a Rede Integrada de Transporte de Curitiba tem 309 linhas, 22 terminais, 329 estações-tubo e uma frota de 1.189 ônibus. Em média, 555 mil passageiros pagam a passagem por dia útil, o que representa 6,4 milhões de viagens por mês.
*Com informações da prefeitura








