O prazo para a consulta pública que vai garantir a inclusão da vacina Prevenar 13 no calendário de vacinação infantil no Sistema Único de Saúde, termina nesta segunda-feira (9). Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, prevê a aplicação da vacina pneumocócica conjugada 10, que protege contra dez sorotipos de penumococo, bactéria causadora da pneumonia, para crianças de até 5 anos de idade.

A atualização, amplia a proteção contra três tipos a mais do pneumococo e até então, só está disponível na rede privada.

Outra vantagem da inclusão da Prevenar 13 na rede pública do SUS, é de que pessoas imunocomprometidas, transplantadas e aquelas que convivem com HIV, por meio dos Centros de Referência de Imunobiológicos especiais, poderão ser beneficiadas. Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil, fala sobre a importância desse mecanismo popular.

A consulta está em vigor desde 21 de dezembro e todos podem participar pelo link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-98-2022-opiniao-vacina-pneumococica-conjugada-13-valente-para-imunizacao-de-criancas-de-ate-cinco-anos-de-idade-contra-doenca-pneumococica-invasiva-e-pneumonia

A vacina Prevenar 13 também é apontada por especialistas como meio de prevenção aos casos graves causados por Covid-19.

Nessa linha de combate à doença, o Paraná também tem adotado novas medidas para conter o avanço do coronavírus, com foco no treinamento para aplicação de outros imunizantes, que estão sendo aprovados pela Anvisa.

835 profissionais de todos os municípios do estado já passaram por capacitação e estão aptos a aplicarem as novas vacinas bivalentes da Covid-19, que melhoram as defesas do organismo contra as novas cepas da doença.