A Construção Civil gerou 3.633 empregos com carteira assinada em Curitiba nos cinco primeiros meses de 2023 e é o segundo setor responsável pela empregabilidade, atrás apenas do setor de Serviços com um total de 5.959 vagas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. Os dados convergem com a tendência de aquecimento dentro do setor de construção e vendas.

0 presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Carlos Eduardo Canto, explica que o setor da construção é historicamente forte e impulsiona a economia em outras áreas.

Ele avalia que a população segue procurando imóveis independente de incertezas políticas.

Mesmo assim, o empresário Gastão Gonchorovski, diretor de uma imobiliária corporativa, aponta que o investidor está de olho na taxa Selic, que ainda está alta.

Em relação aos investimentos para construção, o Custo Nacional da Construção Civil por metro quadrado em Curitiba se encontra em R$ 1.768,61.

Além disso, um levantamento feito pela Agência Brain, que trabalha com pesquisas do mercado imobiliário, aponta que 70 empreendimentos estão em fase de estudos para lançamento na cidade. Com uma estimativa que entre 40 e 50 cheguem ao mercado ainda nesse ano.