Em uma reunião extraordinária, realizada nesta segunda-feira (26), o Conselho Deliberativo do Athletico autorizou a mudança de nome do estádio do clube, a Arena da Baixada, de Joaquim Américo Guimarães, que era utilizado desde 1934, para Mario Celso Petraglia. A aprovação, em homenagem ao atual presidente e dirigente mais influente do rubro-negro desde 1995, foi unânime.

Comercialmente, o clube continua usando o nome Ligga Arena, mantendo a parceria assinada em junho do ano passado com a empresa de telecomunicações. Este acordo tem validade de 15 anos.

No comunicado oficial, os dois dirigentes são citados. Joaquim Américo (1879-1917), como presidente do Internacional, clube que antecedeu o Athletico, foi quem batalhou pela aquisição da área do estádio, inaugurado em 1914. Inicialmente, o campo era conhecido como Baixada da Água Verde. Já no período de Petraglia, foi inaugurada em 1999 a Arena da Baixada, que foi reformada para receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.

Eis o trecho da nota sobre Joaquim Américo Guimarães e Mario Celso Petraglia:

“(…) Após homenagear por 90 anos Joaquim Américo Guimarães, fundador do Internacional e figura importante nos primórdios do futebol paranaense, a nossa casa entra em um novo momento.

O novo nome institucional homenageia quem acreditou em um sonho, reconstruiu o estádio duas vezes e colocou o nosso nome em uma Copa do Mundo: Mario Celso Petraglia.

Mais do que uma homenagem, a decisão de hoje também reconhece e celebra o legado de Mario Celso Petraglia para o estádio, o Athletico, Curitiba e o Estado do Paraná. Uma arena que é um símbolo de ambição, entusiasmo, rebeldia e inovação, e que move o nosso Furacão, quase centenário, a cada vez mais conquistas (…)”.