O Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR) e a Polícia Civil irão apurar as causas do desabamento de uma laje em um supermercado na cidade de Pontal do Paraná, no litoral. O caso aconteceu no dia da inauguração do empreendimento, na sexta-feira (22). A laje atingiu uma área onde ficava localizada a padaria. Três mulheres morreram e outras 12 pessoas ficaram feridas.
No sábado (23), uma equipe da Polícia Civil esteve no local e foi solicitada a planta do supermercado para a análise técnica. Pessoas envolvidas serão ouvidas nos próximos dias. Uma equipe do CREA-PR será deslocada, nesta segunda-feira (25), até o local onde houve o incidente para apurar se havia falhas estruturais. O inspetor Davi José De Grandi falou sobre a investigação.
O local ainda não tinha projeto contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros. O engenheiro do CREA explicou que a prefeitura precisa realizar uma série de vistorias para autorizar a realização de uma obra.
O profissional responsável pela obra pode responder não apenas criminalmente, mas também administrativamente pelo desmoronamento, podendo receber punições do Conselho de Engenharia.
O engenheiro do CREA informou que uma vistoria foi realizada na obra no ano passado, e que uma irregularidade havia sido constatada. Na época, não havia programa de gerenciamento de riscos da construção.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso. No sábado (23), o Corpo de Bombeiros finalizou as operações de salvamento e deixou o local a cargo da Defesa Civil, para emissão do laudo de interdição, e ao proprietário, para serem realizadas as medidas cabíveis.