As ações da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista conseguiram criar uma “cultura de conciliação”, segundo o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), Célio Horst Waldraff.

A afirmação foi feita pelo presidente durante cerimônia de encerramento da 8ª Semana de Conciliação nesta sexta-feira (24).

No Paraná, mais de R$ 76 milhões foram acordados em processos trabalhistas durante a ação. De acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, foram 1.800 processos até quinta-feira (23), com mais de 26 mil pessoas atendidas.

SAIBA MAIS:



Por meio da conciliação trabalhista, acordos ocorrem de forma consensual entre as partes e possibilitam autonomia para se chegar a uma solução, sem decisão imposta pelo Judiciário.

Para o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Luiz Ramos há um interesse cada vez maior da população em participar da solução dos processos.

Os processos de conciliação ocorrem normalmente ao longo do ano nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT).

De acordo com a cartilha de orientações para conciliação do TST, o pedido para uma audiência de conciliação pode ser feito por telefone, e-mail, balcão virtual, petição no próprio processo e também por formulários disponíveis nas páginas dos Tribunais.