Ana Júlia, suplente do PT, vai ocupar a vaga de Renato Freitas, que teve o mandato cassado pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba. A posse está marcada para a próxima segunda-feira (4), às 14h, na Presidência da Câmara.

Com 22 anos, Ana Júlia será a vereadora mais nova da atual legislatura. A jovem também integrará a maior bancada feminina da história do Legislativo Municipal, que pela primeira vez terá nove mulheres exercendo simultaneamente seus mandatos parlamentares.

Ana Julia é estudante de Direito na PUC-PR e de Filosofia na UFPR. Ela foi uma das lideranças estudantis secundaristas durante as ocupações dos colégios estaduais, em 2016, que se opôs à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016. À época, na Assembleia Legislativa do Paraná, com apenas 16 anos de idade, Ana Julia fez um discurso em defesa das ocupações, aos deputados estaduais, que a tornou bastante conhecida.

De 2016 para cá, Ana Júlia se envolveu em campanhas pela erradicação do trabalho infantil e está ligada à Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Contexto

Ana Júlia passa a ocupar a vaga deixada por Renato Freitas, cassado pelo plenário da Câmara de Curitiba no dia 22 de junho com 25 votos favoráveis à perda do mandato e cinco contrários. Na mesma sessão, foi aprovado um projeto de resolução que firmava o entendimento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a Processo Ético Disciplinar de que Freitas quebrou o decoro parlamentar ao entrar na Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, para protestar contra o racismo. O Conselho entendeu que ele perturbou o culto religioso e realizou ato político, no dia 5 de fevereiro deste ano.