A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) anunciou o nome do profissional escolhido para a vaga de Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA). A pasta abriu um processo seletivo nacional para atrair especialistas na área de inovação e tecnologia. A iniciativa foi pioneira no Governo do Estado e atraiu 238 candidatos de 15 estados.
O administrador Rafael Sanchez Loureiro, 43 anos, foi escolhido para assumir a vaga de diretor. O paranaense, natural de Curitiba, irá coordenar a agenda de inovação tecnológica no Paraná, utilizando tecnologias emergentes para desenvolver a administração pública. A atuação seguirá as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual, que estão sendo implementadas pelo Governo do Paraná.
O processo seletivo contou com quatro etapas, incluindo fase de inscrições e cadastro, seguido pelo mapeamento comportamental que avaliou a competência e habilidade de 70 candidatos. Desses, 12 candidatos foram escolhidos para a etapa final, na qual foram realizadas entrevistas com uma banca composta por membros do governo estadual, representantes do setor privado e especialistas em recursos humanos. A escolha do candidato foi feita através de uma votação entre os participantes da bancada.
A posse do novo diretor está marcada para acontecer na próxima terça-feira (13), na abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Ele será contratado como cargo comissionado, com salário de R$ 18.292,04. Entre as atribuições do cargo estão a gestão de projetos de digitalização e modernização dos serviços públicos, a implementação de IA para otimização de processos e a análise de grandes volumes de dados, bem como do gerenciamento de equipes multidisciplinares e a promoção de uma cultura de inovação.
* Com informações da AEN