A BR-277 segue com dois pontos de desvios operacionais nesta sexta-feira (14). De acordo com a previsão do Departamento Estradas de Rodagem (DER-PR) o KM 41 deve ser liberado a partir deste fim de semana. Já no KM 33, ainda não foram iniciados os serviços de recuperação do asfalto, que afundou devido as fortes chuvas na região. Os trabalhos por lá são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e segundo Christiano Schineider Machado, Superintendente Regional do DNIT no Estado do Paraná a movimentação ainda não começou por questões burocráticas.

Em razão disso, ainda não há prazo para a conclusão dos trabalhos de recuperação neste trecho.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta sexta não havia registro de filas nos dois pontos.

Já a BR-376, teve o registro de um último desmoronamento próximo ao km 668, em 20 de janeiro, quando foi interditada temporariamente. De acordo com a concessionária que administra o trecho, Arteris Litoral Sul, seguem “as obras no local. O tráfego flui por duas faixas de rolamento em cada sentido da pista”. A PRF ajuda a monitorar o fluxo na região e no início da manhã registrou uma fila de 3 km no sentido Curitiba. Já no sentido Santa Catarina o trânsito fluía normalmente.

A rodovia recebe trabalhos de monitoramento constantes, para evitar tragédias como a registrada em novembro do ano passado, quando dois caminhoneiros morreram após um grande deslizamento de terra na região. A concessionária atua preventivamente e de maneira permanente com obras emergências para conter a movimentação das encostas.