Quem tem equipamentos eletrônicos estragados e fora de uso em casa pode fazer o descarte correto dos itens no próximo sábado (7). O mutirão promovido pela Prefeitura todo primeiro sábado do mês acontece em nove pontos da cidade (veja a lista e os endereços abaixo), das 9h às 15h.

O recolhimento é feito pelas associações do programa Ecocidadão, contratadas pelo município, que fazem a separação dos componentes que podem ser encaminhados para reciclagem. O que pode ser reciclado é separado do que precisa de tratamento diferente para evitar contaminações. Partes plásticas dos equipamentos são separadas e vendidas pelas associações.

“Então, além de garantir que os componentes tóxicos não vão parar no aterro sanitário ou em áreas de preservação, com o risco de contaminar o solo e a água, levar os itens ao mutirão também garante renda às famílias que trabalham nos barracões”, conta a gerente de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Leila Maria Zem.

Outras opções

Além da coleta de lixo eletrônico pelo mutirão, a população pode apresentar esses materiais junto à coleta seletiva (um item), aos ecopontos mistos, ou levar a administrações regionais que têm locais de recebimento, como é o caso do Boqueirão (Rua da Cidadania do Carmo), Tatuquara e Cajuru.

Curitiba tem, ainda, coleta domiciliar e de recicláveis porta-a-porta; recolhimento de lixo tóxico mensal nos terminais; e, sob demanda, para entulhos e vegetais. Existem, ainda, ecopontos destinados ao recebimento de restos de construção civil.

Serviço

Drive-Thru – Recolhimento de lixo eletroeletrônico
Data: 7/5 (sábado)
Horário: das 9h às 15h

Locais

– Parque Barigui: estacionamento próximo ao heliponto, entrada pela BR-277
– Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
– Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
– Parque São Lourenço: acesso pela Rua José Brusamolin
– Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
– Praça Desembargador Armando Carneiro: Rua Lourival Portella Natel c/ Rua Levino Schier, acesso pela Avenida Presidente Kennedy (Portão)
– Praça Capão Raso (em frente ao Santuário São José), acesso pela Avenida República Argentina
– Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
– Praça Nossa Senhora do Rosário de Fátima: Rua João Bettega, 184, c/ Rua Desembargador Lauro Sodré Lopes

Por Redação com Assessoria