MÁSCARA E PANDEMIA

O Paraná deve liberar em 10 dias a população do uso de máscara em locais fechados. A afirmação foi feita em entrevista exclusiva à CBN Curitiba nesta sexta-feira (18) pelo governador Ratinho Junior. Dados relacionados à pandemia serão analisados de agora em diante para que o martelo seja batido sobre mais esse passo no contexto pandêmico, segundo ele. A flexibilização da máscara em locais abertos já está em vigor em todo o estado desde quarta-feira (16). Em Curitiba a liberação ao ar livre veio um dia depois, na quinta-feira (17).

O governador acredita que a pandemia de coronavírus está chegando ao fim.

Perguntando sobre gastos emergenciais sem licitação durante a pandemia, previstos em lei, Ratinho Junior respondeu que com o fim desse ciclo, a questão deve voltar ao status anterior.

SEGURANÇA PÚBLICA

Durante a entrevista na manhã desta sexta-feira (18) chegaram muitas participações de ouvintes da CBN sobre concursos públicos na área de segurança pública estadual, especialmente sobre a convocação para recomposição do quadro de escrivão da Polícia Civil do Paraná a partir de concurso realizado em 2018. Ratinho Junior respondeu.

FERRY BOAT E PONTE GUARATUBA

Perguntado sobre os sucessivos problemas relacionados ao ferry boat, no litoral, o governador disse que a solução é a construção da ponte, já que há também limitações impostas pela Marinha para a travessia. Ratinho Junior explicou que um estudo, envolvendo questões de engenharia, técnica, ambientais, deve ser entregue até setembro deste ano para contratação da empresa que ficará responsável pela obra.

ELEIÇÕES

Sobre quem irá apoiar na disputa pela presidência da República nas eleições deste ano, o governador do Paraná disse que aguarda decisões partidárias – o que deve acontecer em julho. Ratinho Junior falou, no entanto, “em bom relacionamento com Jair Bolsonaro”.