No mundo todo, a cada celebração de Natal, produzimos 30% mais resíduos do que no resto do ano. E não é só o desperdício de alimentos que causa um grande problema; a produção de diferentes itens e suas embalagens são responsáveis por enormes emissões de carbono e gases de efeito estufa, além de criar toneladas de lixo de embalagens.

Em entrevista à jornalista Andressa Tavares na manhã desta quinta-feira (22), Jessica Pertile, ambientalista da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, deu dicas para um Natal mais sustentável; confira:

EXPERIÊNCIAS PODEM SER BONS PRESENTES
Incentive amigos e familiares para que todos os presentes trocados sejam livres de desperdício. Sem plástico, sem embalagem excessiva. No espírito do Natal sustentável, os presentes não precisam ser coisas, podem ser experiências. Um tratamento de beleza, uma tatuagem ou ingressos para o show da banda favorita.

REUTILIZE EMBALAGENS
Além de papel, existem envelopes, caixas de papelão e sacolas de presentes. É fácil reutilizar muitos desses itens. Após a diversão de abrir todos, separe o lixo para reutilização. As sacolas e caixas de papelão podem ser guardadas e usadas outras funcionalidades.

PLANEJE SUAS REFEIÇÕES
Todo Natal é igual, a comida é farta, e muita coisa vai parar no lixo. Calcule com antecedência a quantidade de comida. Em média, adultos comem de 300 a 400 gramas por refeição, enquanto as crianças de 150 a 250 gramas. Isso ajuda a reduzir o desperdício de alimentos e permite que você compre e prepare apenas as coisas de que precisa. Talvez alguns de seus convidados possam levar comida para casa para desfrutar no dia seguinte usando recipientes e potes reutilizáveis, é claro.

Quando possível, reaproveite cascas e talos de alimentos que além do alto valor nutritivo, servem de base para fazer diferentes pratos. Escolha frutas e vegetais da época, cultivados na sua região ou em local próximo.

DOE E RECICLE BRINQUEDOS

Não é nenhum segredo que, quando uma criança está rodeada de tantos brinquedos, muitas vezes não sabe com qual brincar. Há muitos brinquedos que nossos filhos não interessam mais, ou porque cresceram ou por não gostarem.

Por outro lado, o Natal pode ser uma época complicada para muitas famílias carentes. A doação de brinquedos pode levar um pouco de felicidade para quem mais necessita.

É comprovado que o ato de presentear deixa as pessoas contentes, tanto ou até mais do que quem recebe. Os adultos sabem muito bem disso, diante da expressão no rosto de seus filhos, por exemplo, quando ele abre o presente que tanto deseja. Esse sentimento deve ser encorajado também no coração dos pequenos. São hábitos que duram toda a vida e que devem ser despertados desde cedo.

Explique que outras crianças vão ficar muito felizes ao receberem os presentes, envolva seus filhos na seleção de brinquedos que irá doar, escolha peças que estejam em bom estado. Ao dar a eles essa autonomia você vai capacitá-los e ensiná-los a importância da empatia.

Para mais dicas visite https://blog.cidadeama.com.br/

Por Redação com Assessoria