Com o grande número de pessoas no Litoral durante o Carnaval é necessário redobrar a atenção com a segurança das crianças. A Polícia Militar do Paraná reforça as orientações e os cuidados que os pais e responsáveis devem adotar para prevenir imprevistos com os pequenos.
De acordo com a comandante da Subárea de Guaratuba durante a Operação Verão, capitã Michele de Paula Trindade Sensolo, os cuidados devem começar já na chegada ao Litoral. O primeiro passo é orientar a criança para que não fique longe dos pais ou dos responsáveis. Eles jamais devem desviar a atenção do que a criança está fazendo, principalmente em locais mais movimentados.

 

A PM distribui, durante toda a temporada, pulseirinhas de identificação nas praias do Litoral e locais com maior circulação de pessoas. Elas podem ser encontradas nos módulos móveis e viaturas. Desde o início do verão já foram entregues mais de 55 mil unidades.
Segundo a capitã, este tipo de serviço facilita a identificação da criança.

Ela orienta que, em caso de desaparecimento, os responsáveis devem procurar a Polícia Militar ou a delegacia de Polícia Civil mais próxima para fazer o registro e passar todas informações sobre o ocorrido, como o local e horário onde a criança foi vista pela última vez, o nome e a idade dela e se estava acompanhada ou não, agilizando o início das buscas pelas forças policiais.

Já nas faixas de areia, a recomendação é para que estejam sempre atentos às crianças, principalmente pelos riscos que o mar oferece. O ideal é buscar locais próximos a postos dos guarda-vidas, que contam com profissionais aptos a atuar rapidamente em situações de afogamentos.
A capitã Trindade alerta ainda que, em hipótese alguma, os pais devem deixar os filhos desacompanhados, seja na praia, na orla ou dentro do carro. Ela conta que, nesta temporada, a PM atendeu casos de pais que deixaram filhos sozinhos em carrinhos e veículos. De acordo com a policial, isso é um crime caracterizado como abandono de incapaz e, se constatada essa situação, o responsável será encaminhado a uma delegacia para os procedimentos legais.