Depois de um 2023 recheado de feriados prolongados, o ano que vem deve decepcionar aqueles que gostam de uma folguinha extra ou o setor de turismo, que acaba faturando com o aumento do movimento. No calendário oficial de 2024, três feriados nacionais acontecem nos sábados. Outros quatro têm a possibilidade de emendar. Mas natal e ano novo, por exemplo, serão no meio da semana.

Em uma fala sobre o crescimento da economia brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou que essa situação será positiva para o Brasil.

O gerente de loja, Paulo Sergio de Sales, pontua que muita gente ainda trabalha no feriado, então deve mudar pouca coisa na vida dele, por exemplo.

Para a Associação Comercial do Paraná (ACP), a diminuição de feriados prolongados representa uma melhoria nos rendimentos, uma vez que em 2023 alguns serviços tiveram impactos negativos, como revela o presidente da organização, Antonio Gilberto Deggerone.

Já a vendedora Melissa Reis consegue ver que há prós e contras para quem trabalha.

SAIBA MAIS:



Trabalho aos feriados deverá ser previsto em acordos coletivos e ACP se posiciona

Em uma portaria publicada pelo Governo Federal em 14 de novembro, ficou determinado que a partir de agora os comerciantes terão de realizar acordos coletivos com os trabalhadores do setor para a abertura dos empreendimentos durante os feriados. A discussão vai acontecer entre empregadores e representantes das categorias, como explica a advogada Daniele Oliveira Slivinski, especialista em Direito do Trabalho.

Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone, a medida é positiva, mas é preciso ter clareza nas intenções de cada representação na mesa de negociação.

Feriados nacionais 2024

1º de janeiro: Confraternização Universal (segunda-feira)
29 de março: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
21 de abril: Tiradentes (domingo)
1º de maio: Dia do Trabalho (quarta-feira)
30 de maio: Corpus Christi (quinta-feira)
7 de setembro: Independência do Brasil (sábado)
12 de outubro: Dia de Nossa Sra. Aparecida (sábado)
2 de novembro: Finados (sábado)
15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira)
25 de dezembro: Natal (quarta-feira)