Ligue o som e confira a agenda cultural desta sexta-feira (17) com a jornalista Andressa Tavares.

– Festival de Blues

O Antonina Blues Festival abriu sua 6ª edição nesta quinta-feira (16) e segue até domingo (19) com mais de 20 atrações gratuitas em cinco palcos, que ocupam as ruas e espaços culturais da cidade histórica. Uma ótima opção para o feriado prolongado! O festival é considerado um dos eventos culturais alternativos mais famosos do litoral paranaense, contribuindo com a economia e turismo do inverno de Antonina. Com o retorno após dois anos, o público vai poder assistir nomes de peso do blues nacional, como Décio Caetano, Lucian Araújo, a banda Hillbilly Rawhide, além da participação do bluesman norte-americano Lorenzo Thompson. A programação completa está no site antoninabluesfestival.com.br.

– Show Terno Rei

A banda paulista Terno Rei se apresenta neste sábado (18), às 20h, na Ópera de Arame, com a turnê Gêmeos – álbum lançado em março deste ano. O grupo formado por Ale Sater, Bruno Paschoal, Greg Maya e Luís Cardoso, traz uma sonoridade alternativa com influências pop, que conquistou um público massivo e jovem por todo o Brasil. Os ingressos estão à venda no site ingresso.com, a partir de 80 reais.

– Mostra Short Export 2022: Curta-metragens da Alemanha

A Cinemateca de Curitiba recebe neste final de semana, às 19h, a mostra Short Export 2022: Curta-metragens da Alemanha. Serão seis curtas em 85 minutos, selecionados entre as mais de 400 candidaturas alemãs ao Festival Internacional de Curtas-metragens de Ciermont-Ferrand, na França. De forma comovente e não convencional, eles falam do ser diferente, do próprio lugar na sociedade, dos relacionamentos, das mulheres fortes e da destruição. As histórias dos curtas são imaginativas, barulhentas, silenciosas, e, às vezes, até engraçadas. O evento é gratuito e não precisa de inscrição prévia.

– Espetáculo 5 danças

Nesta sexta-feira (17), no Teatro Zé Maria, estreia o espetáculo “5 Danças”, trabalho formado por cinco peças solos apresentadas em sequência, entre intervalos. Com duração aproximada de 3 horas, a apresentação é sobre a ação de acender, iluminar e brilhar, exibindo assuntos como habilidade, expressão, pedagogia, intimidade e auto dança. As dançarinas Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante entram na cena como documentos vivos de suas trajetórias de corpo. As danças serão apresentadas até o dia 3 de julho, sextas e sábados, às 19h e domingos, às 17h. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados 1h antes na bilheteria do teatro.

– Show Edu Chociay

O cantor Edu Chociay se apresenta neste sábado (18), no Teatro Regina Vogue, às 20h. Edu é compositor e cantor paranaense desde os 14 anos de idade, e vem ganhando cada vez mais espaço no meio musical. Todos os trabalhos lançados até agora são inteiramente autorais. Seu primeiro DVD, em 2017, foi gravado na Ópera de Arame e contou com a participação de Jorge e Mateus, Matheus e Kauan e Lucas Lucco. A abertura do local será às 19h30 e os ingressos estão à venda no site minhaentrada.com.br, com os valores de 60 reais inteira e 30 reais meia-entrada.

– Orquestra Sinfônica do Paraná

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no dia 19 de junho, às 10h30, no Guairão. O maestro convidado Roberto Tibiriçá irá reger o “Concerto para Violino”, de Johannes Brahms, e “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov. As duas obras foram compostas no período do romantismo, movimento artístico do século XIX. “Sheherazade” é uma música inspirada em contos e cenários das “Mil e Uma Noites”, e apesar de ser uma música romântica orquestral, sem falas, os acordes da obra são vívidos e estimulam a imaginação. Já o “Concerto para Violino” é inventivo – foi uma música que gerou debates entre os críticos na época do lançamento pela maneira que ela explora os sons. Os ingressos, que custam 20 reais a inteira e 10 reais meia-entrada, podem ser comprados na bilheteria do teatro ou no site ticketfácil.com.br.