O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 1,5 ponto em agosto, ficando em 44,6.

O resultado mostra que a percepção do empresário do setor ainda é de pessimismo em relação à economia e a seus negócios, mas também pode indicar que houve uma melhora principalmente em relação ao futuro.

Os dados são divulgados mensalmente pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A analista de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Mari Santos, explica que a queda da inflação e o corte de 0.5 da taxa SELIC contribuem para esse aumento na confiança.

Ainda assim, desde novembro do ano passado o índice tem se mantido na área do pessimismo (abaixo de 50). A indústria da construção civil é o setor mais positivo.

Na última pesquisa feita pela CNI com industriais, referente a julho deste ano, 77% dos empresários declararam estabilidade de empregos. 13% devem até aumentar o número de contratações. Para os próximos seis meses, 67% devem manter os empregados atuais e 17% devem aumentar as vagas em suas empresas. Também 53% dos respondentes do estudo sinalizaram que devem fazer novos investimentos este ano, o que é um fator positivo em relação à confiança.