A pesquisa mensal feita pela Fiep em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que os empresários estão mais otimistas em relação à economia e os negócios em setembro. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou três pontos na comparação com o mês anterior, chegando a 62,4 pontos. É o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 66,4 pontos, numa escala que vai até 100.
Acima dos 50 é a faixa do otimismo, enquanto abaixo disso é considerado pessimismo.
Segundo o economista da Fiep, Marcelo Alves, o resultado mostra que os empresários estão otimistas com relação aos próximos meses.
Já o índice da construção apresentou redução de -4,3 pontos em relação ao mês anterior. Segundo o relatório da Fiep, o aumento sucessivo na taxa básica de juros até o mês passado, condição que encarece o crédito e dificulta a aquisição de financiamentos imobiliários, pode explicar essa queda na confiança do segmento de construção.
O indicador de expectativas dos empresários aumentou 2,1 pontos, somando 63,8. Também é o melhor resultado desde agosto de 2021, quando ficou em 68,6 pontos.