O concurso público para a carreira de policial penal do Paraná registrou 24.933 candidatos inscritos, conforme dados divulgados pelo Instituto AOCP. O concurso prevê sete vagas para o Quadro Próprio da Polícia Penal (QPPP) em três macrorregiões do Estado: Curitiba, Londrina e Cascavel.
A primeira etapa, que é a prova objetiva, está marcada para 19 de maio. Serão 75 questões de múltipla escolha, distribuídas entre 25 questões de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico matemático e informática) e 50 de conhecimentos específicos (Direito Administrativo, Legislação, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penitenciário, Criminologia e Direitos Humanos).
O processo seletivo contempla, ainda, etapas de avaliação psicológica, investigação social, curso de formação e avaliação médica, todas de caráter eliminatório.
O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova objetiva, no site do AOCP. O curso de formação será aplicado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) em Curitiba e Londrina.
Com informações da AEN.
Editado por Lucca Gomes sob a supervisão de Felipe Harmata