Está marcado para este domingo (29) o concurso público da Polícia Militar. As provas acontecem em 12 cidades do estado, com a oferta de duas mil vagas para soldado da PM, distribuídas em cinco regiões. No total, 23.491 inscritos farão as provas objetiva e discursiva, com 5 horas de duração.
O exame começa às 13h, mas é preciso estar atento ao horário limite para o acesso aos locais de prova. Os portões abrem ao meio-dia e permanecem assim até 12h45. Depois dessa janela, a entrada não será mais permitida. Para evitar contratempos, a recomendação da PM é para que os candidatos cheguem com, pelo menos, uma hora de antecedência.
SAIBA MAIS
- Mais de 30 mil pessoas vão concorrer ao concurso da PM e Bombeiros no Paraná
- Curitiba sanciona lei que acelera preparação do concurso da Guarda Municipal
- Inscrições abertas para concurso na saúde com 48 vagas temporárias em Curitiba
Chefe da Seção de Concursos do Centro de Recrutamento e Seleção da PM do Paraná, o 1º tenente Giulliano Augusto Tozetti, incentiva os inscritos a conhecer o caminho até o local de prova e a duração do trajeto para que cheguem com tempo de sobra.
O que não levar
Além do horário, a PM reforça que os candidatos devem estar atentos também às regras do edital, principalmente em relação aos itens proibidos. O edital prevê, por exemplo, que o candidato que portar celular ou relógio, mesmo que desligado e guardado, será eliminado no ato.
Outros eletrônicos, como calculadora ou fones de ouvido, também estão proibidos, assim como bonés, chapéus ou óculos escuros e armas, é claro.
O que levar
Para acessar os locais de prova, será obrigatória a apresentação do cartão de convocação e de um documento de identidade com foto, físico e original. Vale a atenção especial para o fato de que versões digitais de documentos ou cópias autenticadas não serão aceitos.
Para o preenchimento da prova, o único item de uso permitido é a caneta esferográfica, de tinta azul ou preta. Os candidatos também têm autorização para levar lanches de consumo rápido que devem permanecer à vista do fiscal de prova.
Mais alguns detalhes para o dia de provas: os candidatos só poderão deixar definitivamente os locais do exame 3 horas após o início da aplicação. E só aqueles candidatos que permanecerem por no mínimo 4 horas e meia poderão sair levando consigo o caderno de questões.
Quais as próximas etapas do concurso
O concurso público da Polícia Militar oferece 2 mil vagas, com salários de até R$ 6.101,87.
Os candidatos que forem aprovados no exame deste domingo ainda terão novas etapas de seleção pela frente. Estarão pendentes: exame de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e investigação social. Todas têm caráter eliminatório.
Ao final de todo esse processo, os selecionados devem passar por formação e, posteriormente, serão lotados na região escolhida no momento da inscrição. As vagas estão distribuídas em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Todos os detalhes sobre o concurso estão disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) – https://ibfc.selecao.net.br/informacoes/476/ -, que é a banca organizadora. O endereço você encontra em cbncuritiba.com.br.
*Com informações da Polícia Militar do Paraná.








