As concessionárias dos Lotes 1 e 2 das rodovias paranaenses apresentaram nesta terça-feira (9) para a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o cronograma oficial das obras que serão executadas nos contratos, que tem validade de 30 anos. O presidente da Comissão, deputado Gugu Bueno, do PSD, afirmou que o recebimento do cronograma permite uma maior fiscalização das ações das empresas.

Sérgio Santillan, diretor-presidente da Via Araucária, responsável pelo Lote 1, que tem 473 quilômetros de extensão, disse que serão 344km de duplicações e 125 km de faixas adicionais nos primeiros sete anos. As primeiras obras a serem entregues compreendem as duplicações das PRs 418 e 423, além da duplicação da BR-277 no trecho de Campo Largo.

Santillan salientou que os primeiros trabalhos realizados na Serra de São Luiz do Purunã antes do feriado mostram que as obras já estão em andamento e que não houve registro de problemas como os da antiga concessão.

Ele também detalhou que a postura da empresa frente aos problemas enfrentados com as filas, em razão do início das cobranças nas praças de pedágio.

A EPR Litoral Pioneiro, responsável pelo Lote 2, que tem 605 quilômetros, tem como principal estrada sob esta concessão a BR-277 que faz a ligação da capital ao litoral. Neste trecho, a empresa deve responder sobre as obras que vão triplicar as faixas de rolagem em ambos os sentidos.

De acordo com diretor executivo da EPR Litoral Pioneiro, Roberto Longman, as obras estruturais serão entregues de acordo com uma definição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As informações divulgadas pelas concessionárias serão disponibilizadas pela Comissão da Assembleia e os deputados pediram para que a população tenha fácil acesso a esses cronogramas também nos sites e redes sociais das empresas.