A concessionária Arteris Litoral Sul e a Polícia Rodoviária Federal informaram que vão seguir monitorando as chuvas que caem na BR-376, em Guaratuba ao longo desta quinta-feira.

Equipes técnicas da concessionária, que inclui engenheiros e geólogos, monitoram a encosta no KM 669 para averiguar se pode haver bloqueios preventivos.

De acordo com a Arteris, o acúmulo de água nas áreas pode afetar a estabilidade do talude.

O Geólogo do Centro do Apoio Científico em Desastres (Cenacid), Renato de Lima, explica que são dois aspectos avaliados para as decisões.

As ações ainda são paliativas. O geólogo Abdel Hach, avalia a necessidade de se fazer obras que aliviem a tensão causada pelo acúmulo de água.

De acordo com o Simepar, os maiores volumes de chuvas registrados na terça (13) ocorreram entre o norte e o litoral, com acúmulo um pouco abaixo dos 50 mm. Já na quarta (14) os volumes diminuíram, sem ultrapassar os 15mm entre Curitiba e litoral.

Para esta quinta-feira a previsão do tempo ainda indica chuvas ao longo do dia nesses setores. A Arteris Litoral Sul orienta que os usuários planejem sua viagem e fiquem atentos aos informes da concessionária por meio do Twitter:

https://twitter.com/arteris_als?lang=en