A concessionária Via Araucária, que administra a BR-277, se manifestou nesta terça-feira (23) sobre o afundamento do km 98 da rodovia. Há algumas semanas, uma cratera se abriu em uma das faixas no sentido Curitiba, causando problemas para motoristas. Agora, aproximadamente 30 funcionários trabalham na avaliação das condições da rede de drenagem profunda, que tem causado os problemas.
Segundo Pedro Veloso, diretor de engenharia da concessionária, estima-se que em até uma semana o diagnóstico esteja concluído.
A Via Araucária afirmou que já estava em busca desse diagnóstico antes do último evento de solapamento (cratera na pista) e está em contato com a prefeitura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para obter informações cruciais para o projeto, especialmente devido à idade avançada da rede.
Essas ações são fundamentais para a realização de uma obra definitiva e para garantir a segurança do tráfego de veículos. Pedro Veloso diz que a concessionária ainda não tem um projeto para resolver essa situação de forma definitiva.
Atualmente, os motoristas vindos do interior do estado em direção à capital precisam acessar um desvio de cerca de 500 metros para a marginal direita, em frente ao antigo Café Damasco. Segundo a Via Araucária, esse desvio visa proteger a segurança dos condutores enquanto as equipes continuam os trabalhos de escavação e sondagem.
Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti