Moradores de Curitiba que pretendem viajar para países onde é obrigatório apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela podem emitir o documento sem sair de casa. A prefeitura ajuda na emissão do Certificado Internacional de Vacinação e ou Profilaxia (CIVP) por e-mail no prazo de três dias úteis.

Antes, os moradores precisavam se deslocar até uma das três unidades de saúde de Curitiba ou na unidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana. O prazo para a retirada do documento levava até 10 dias úteis.

Até o momento, mais de mil moradores de Curitiba emitiram o documento pelo e-mail ou por telefone. Os certificados emitidos antes de junho de 2022 precisam ser renovados para um novo modelo, que não tem data de vencimento, e podem ser atualizados pelos canais de comunicação da prefeitura.

A vacina contra a febre amarela não é indicada apenas para quem viaja para fora do país. No Paraná, já foram registrados casos da doença e o imunizante é necessário até mesmo para quem não pretende sair do Brasil para outra localidade. A vacina é obrigatória no calendário vacinal de quem mora em Curitiba, e está disponível em 107 unidades de saúde.

Para conseguir o certificado, é preciso realizar um pré-cadastro no site da Anvisa. Na sequência, é necessário enviar um e-mail para smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br, anexando documento de identificação, comprovação da vacina e comprovante de residência de Curitiba em seu nome.

Caso não possua, menores de 30 anos podem apresentar o documento em nome dos pais e, em caso de comprovante em nome dos cônjuges, deverá ser apresentada também a certidão de casamento ou união estável.

Na sequência, o certificado será enviado em formato PDF para o e-mail da pessoa, que deverá imprimir o documento para levar na viagem. Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar no telefone 156.

Com informações da assessoria