A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) lançou nesta semana uma nova chamada pública para aquisição de gás natural. O processo tem como objetivo principal a contratação de até 170 mil metros cúbicos (m³) por dia para atendimento firme ao mercado cativo a partir de 2025, de forma a complementar os contratos existentes. A Companhia também deseja receber propostas para contratação de volumes para períodos sazonais e na modalidade interruptível visando uma maior diversificação do seu portfólio de suprimentos.

Nos últimos cinco anos, as chamadas públicas para aquisição de gás natural e/ou biometano têm se tornado frequentes. O objetivo da Companhia está voltado para a diversificação do seu portfólio de suprimentos, de modo a ampliar a oferta de gás no estado e equalizar a competitividade ao consumidor final.

Com a abertura deste novo processo, a Compagas encerra a chamada pública iniciada no primeiro semestre de 2023. Naquele processo, a Companhia firmou contratos com a Petrobras para o período de 2024 a 2034, com valor estimado de R$ 6,4 bilhões. Além dos contratos com a Petrobras, em busca de alternativas para seu portfólio de suprimento, a Compagas firmou um contrato na modalidade firme com a Shell, de 10 mil m³/dia e mantém contrato na modalidade interruptível com a Tradener.

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] até o dia 26 de julho de 2024.

 

*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata